ECOEMPRESA.

Reflexão e Compromisso Ambiental

“Não importa se você está numa indústria poluente ou num negócio “limpo” como um banco de investimentos,
sua empresa vai sentir cada vez mais os efeitos das mudanças climáticas”.

Jonathan Lash e Fred Wellington
World Resources Institutes (WRI)

Como a frase de Jonathan Lash e Fred Wellington nos sugere, a questão ambiental envolverá a todos, não importando o tipo de atividade em que estejamos inseridos. Atitudes como separar o lixo reciclável ou economizar água já é uma necessidade imperativa e deve ser feita por todos: cidadãos comuns e empresas.Segundo o relatório da CDP (Carbon Disclosure Project), empresas com produtos e serviços com baixa intensidade de emissão de gases ou desperdício de recursos naturais em sua cadeia produtiva – que envolve desde a compra da matéria-prima até o descarte do produto depois de sua utilização – terão uma vantagem competitiva crescente na preferência de investidores e consumidores, e no acesso a mercados externos e licitações públicas.

Uma empresa ambientalmente correta fará pouca diferença para o planeta, se as outras companhias com quem ela faz negócio adotar práticas irresponsáveis. Assim, todo o processo produtivo (compra da matéria-prima, processo dos fornecedores, consumo de energia, descarte dos produtos e embalagens) deve ser aprimorado para impedirmos a degradação total do meio ambiente.

Alguns pesquisadores avaliam que o problema da escassez de água é mais urgente que o aquecimento global, portanto além da melhoria dos processos como um todo, a introdução de práticas responsáveis em nosso cotidiano e na agricultura entrará em uma nova era, descartando completamente as irrigações convencionais que perdem muita água para o meio e valorizando as alternativas que suprem as necessidades hídricas das plantas com economia

Pensando nisso, há sete anos que a Plasnova desenvolve equipamentos que irrigam com eficiência e sem desperdício, trazendo maior produtividade com baixo custo. A Plasnova entende que a responsabilidade sócio-ambiental deve começar por cada um de nós, através de ações, políticas, práticas, atitudes éticas e responsáveis, com total respeito à natureza.